9 pontos turísticos para visitar em Shinjuku
Tóquio é uma das maiores cidades do planeta. Você pode passar anos na cidade e sempre vai encontrar lugares novos. E a cidade não para de se renovar, ainda mais com as Olimpíadas no horizonte (infelizmente, só em 2021 agora!). Um dos bairros mais famosos da cidade é Shinjuku (新宿). Lá você irá encontrar a estação de trem mais movimentada do mundo, a prefeitura da cidade, diversos restaurantes, bares e casas noturnas, o Godzila e muito mais!
Resolvemos criar uma lista com os nove pontos turísticos essenciais para serem visitados nessa região.
1) Prédio da prefeitura – City Hall – 東京都庁
O complexo da prefeitura, projetado por Kenzo Tange, tem uma arquitetura futurista. Ele é composto por duas torres, ambas com decks de observação com ótimas vistas da cidade. Se você tiver muita sorte, em um dia bem limpo, é possível inclusive avistar o monte Fuji! E o melhor de tudo: é grátis!
Existem dois observatórios: o observatório norte e o sul. Eles não funcionam todos os dias, por isso é importante planejar a sua visita com antecedência. Os elevadores ficam próximos um do outro e estão localizados no subterrâneo do prédio. Para mais informações, como horários de abertura, visite o site deles aqui (em inglês).
2) Kabukicho – 歌舞伎町
Essa área popular de entretenimento é famosa pela vida noturna. Ela concentra inúmeros bares, baladas, restaurantes, karaokês etc. Cheia de neons, a área praticamente se transforma de noite.
Aqui também está localizado o Toho Building, que conta com um hotel, cinema, restaurantes, cafés, sorveterias, lojas de conveniência e de bubble tea. O terraço do prédio também abriga um dos personagens mais famosos da cultura pop japonesa: o Godzila (criado pela produtos de filmes Toho)!
Para mais informações, visite o site deles aqui (em inglês).
3) Golden Gai – ゴールデン街
Golden Gai é uma área em Shinjuku um pouco escondida (do lado de Kabukicho, veja aqui), com vielas estreitas cheias de bares minúsculos, porém aconchegantes. É algo bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Esses bares acomodam poucas pessoas, o que torna tudo bem íntimo.
É um local interessante para conhecer moradores de Tóquio, assim como bater um papo com o/a bartender (em japonês conhecido como マスター (masutaa), do inglês master). Obviamente que sabendo japonês irá te abrir muitas portas, mas muitos deles falam inglês também. A maioria dos bares cobra taxa de entrada, o que pode acabar ficando caro pra pular de bar em bar. Dê uma andada primeiro pela região antes de decidir aonde ir. No Japão não existe taxa de serviço em restaurantes e bares, porém nesses izakayas pequenos é comum o cliente pagar uma bebida para quem estiver te servindo os drinques.
Para mais informações, visite o site da área aqui (em japonês).
4) Santuário Hanazono – 花園神社
Cansado das loucuras de Shinjuku? O santuário xintoísta Hanazono é um respiro no meio de tanto concreto. Ele existe desde um pouco antes do período Edo e foi fundado pela família Hanazono para adorar Inari, o kami japonês das raposas, da agricultura, do arroz, da fertilidade e da indústria.
Como na maioria dos templos, aqui é possível fazer ofertas, comprar amuletos (omamori), tirar a sorte (omikuji), escrever pedidos na plaquinha ema e pegar goshuin (uma espécie de ‘selo’ adquirido por visitantes tanto de templos xintoístas quanto budistas). O santuário também conta com diversos festivais ao longo do ano.
5) Isetan – 伊勢丹
Isetan é uma loja de departamentos japonesa. A principal loja da rede está localizada em Shinjuku e é considerada uma das lojas de departamento mais influentes do Japão. Ela é frequentemente a primeira a mostrar novas tendências e novos produtos.
O prédio em Shinjuku conta com diversos andares repletos de roupas, acessórios, joias, alimentos, eletrodomésticos, cosméticos, itens de papelaria entre outros. A rede também possui lojas em outras cidades e países, como China e Malásia.
Para mais informações, visite o site deles aqui (em inglês).
6) BICQLO – ビックロ
Criada em 2012, essa loja enorme é a junção da Bic Camera com a Uniqlo, o que lhe conferiu o nome BICQLO. Ambas empresas são gigantes em suas respectivas áreas: eletrônicos e vestuário, respectivamente. Ao reunir lançamentos de moda com as mais recentes inovações tecnológicas, a BCIQLO é mais do que uma loja qualquer. É um novo conceito, o que torna a loja um ponto de referência importante tanto para turistas quanto para os moradores de Tóquio.
Para mais informações, visite o site deles aqui (em japonês).
7) Shinjuku Gyouen – 新宿御苑
O Shinjuku Gyoen é como um oásis no meio das construções enormes da área. Ele foi projetado como um retiro imperial, sendo concluído em 1906. Não muito tempo depois, em 1951, foi aberto ao público, tornando-se um dos destinos favoritos dos moradores de Tóquio, e com toda a razão! O parque, em estilo japonês, é lindo e muito bem cuidado. Você até esquece que está no coração da maior metrópole do mundo.
É um ótimo lugar tanto para ver as sakuras na primavera quanto apreciar a folhagem de outono (conhecido em japonês como 紅葉, koyo). Não deixe também de conferir o Pavilhão Taiwan.
O único “problema” do parque é que custa ¥200 para entrar. Para mais informações, visite o site deles aqui (em inglês).
8) New York Bar do hotel Park Hyatt – パークハイアット東京
O Park Hyatt deve ser provavelmente um dos hotéis mais chiques de Tóquio. Ele está localizado ao oeste de Shinjuku e fica pertinho da prefeitura. E o que tem de interessante nesse hotel? No topo dele fica localizado o New York Bar, que é nada menos que o principal bar do filme Lost in Translation (Encontros e Desencontros)! É o bar onde os dois personagens principais interpretados por Scarlett Johansson e Bill Murray se encontram. Se você não conhece o filme, fica a dica e assista-o antes de visitar Tóquio.
Além desse motivo, o bar também é bem bonito e tem uma vista maravilhosa da cidade, com suas enormes janelas. O problema dele é que ele é bem caro (dá uma olhada em alguns preços aqui). Se o dinheiro estiver apertado, recomendo chegar cedo para não ter que pagar o couvert artístico (¥2500 + imposto), tomar um drinque, apreciar a vista, tirar umas fotos e partir.
Ao entrar no hotel, pergunte por direções ou vá entrando e explore. O hotel é bem bonito e ninguém vai te barrar. É necessário usar dois elevadores para chegar até o bar. O primeiro elevador irá parar em outro bar, igualmente bonito. O New York Bar requer roupas um pouco mais formais (nada de bermuda, tênis de academia etc.), porém esse primeiro bar é um pouco mais exigente. Para mais informações, visite o site deles aqui (em inglês). O hotel fica aqui.
9) Estação Shinjuku – 新宿駅
A estação Shinjuku é uma das principais estações de trem e metro do Japão. Ela é gigantesca, com dezenas de plataformas servindo diferente linhas e centenas de entradas/saídas que se espalham por Shinjuku. Ela está conectada com outras cinco estações próximas por túneis. Em média, 3,5 milhões de pessoas usam a estação todos os dias, tornando-a a estação mais movimentada do mundo em termos de número de passageiros. Se você acha que fazer baldeação na estação Luz pode dar trabalho, é porque você ainda não passou por aqui!
Com certeza você irá passar pela estação em algum momento da sua viagem. Aproveite e dê uma explorada. Muitas lojas de departamento e shopping centers estão construídos diretamente na estação, e por isso ela conta com centenas de lojas, restaurantes, cafés e mais! Na parte sul, existe uma área externa chamada Shinjuku Southern Terrace, onde é possível sentar e ficar observando os trens indo e vindo da estação. No Natal, esse local também fica cheio de decorações!
Para mais informações, visite o site deles aqui (em inglês).
Outros bairros imperdíveis em Tóquio são Shibuya, Ueno, Shimokitazawa e Asakusa. Não deixe de conferir nossos guias para eles também!
O que você achou desses lugares? Qual é o seu preferido? Deixe um comentário!