Gastronomia | 飲食

Covid-19 faz restaurante de 140 anos fechar as portas

A Covid-19 e seus impactos fizeram o restaurante centenário Asakusa’s Chinya, aberto há mais de 140 anos e um dos mais antigos em operação na cidade de Tóquio, fechar suas portas nos próximos dias. Especializado em sukiyaki, o Chinya abriu as portas em 1880, durante a Era Meiji, e ficou bastante popular em 1903, quando incorporou ao cardápio a especialidade com carnes e vegetais.

LEIA MAIS: Experimente o Okonomiyaki, prato típico de Hiroshima e Osaka

Localizado há alguns passos do portal Kaminarimon, que dá acesso ao templo Senso-ji, o mais famoso de Tóquio, o Chinya se beneficiava pela enorme quantidade de turistas que circulavam no local e não conseguiu manter as contas em dia somente servindo cidadãos locais. Para os amantes de arte em especial, o restaurante também era bem conhecido, já que o interior do estabelecimento reunia algumas pinturas clássicas feitas na era Meiji.

Fachada do Chinya, que fechará suas portas em breve por conta dos impactos da Covid-19
Fachada do Chinya, que fechará suas portas em breve por conta dos impactos da Covid-19

Entre as razões do fechamento precoce, além da Covid-19, o sukiyaki é uma delas, já que o prato demanda ingredientes fresquíssimos, que não podem ser congelados, grandes quantidades de comida e um cozimento bem devagar, o que não dá pra ser feito sem a garantia de que grandes grupos – caso dos turistas – irão ao restaurante diariamente.

“O sukiyaki é uma refeição compartilhada que diminui a distância entre as pessoas e faz elas ficarem juntas. É uma comida celebratória e ninguém tem o que celebrar neste momento”, lamenta Fumihiko Sumiyoshi, o sexto dono do Chinya. Ainda não há previsão para o fechamento definitivo do estabelecimento. A ideia é que os japoneses e turistas atuais consigam se despedir.

Imagens do site oficial do Chinya com o famoso sukiyaki da casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *