Gastronomia | 飲食

Café gelado: a obsessão dos japoneses no verão

Como os japoneses tomam a nossa bebida favorita

Café gelado dá ânsia de vômito? Não pros japoneses. Durante o verão, cuja temperatura pode chegar fácil a 47 graus, especialmente em áreas mais altas do Japão, é muito comum consumir a nossa bebida favorita – que inclusive dá nome ao site – bem gelada.

Explico: quando fui ao Japão em 2018 (a primeira vez eu ainda não tomava café), depois de 30 horas de viagem, cheguei sedento por uma dose daquelas de cafeína e fiquei muito feliz ao encontrar uma máquina de cafés logo na entrada do trem que nos levaria do aeroporto de Narita a Tóquio, o Narita Express.

Eu e minha amiga, a Bruna, escolhemos cada um de uma marca. E qual foi a nossa surpresa ao descobrir que eles eram estupidamente gelados?

“Ecaaaaaaaaa”, falamos na hora. Frescuras à parte, esse é o impacto das diferenças culturais, né?

LEIA TAMBÉM: Hello Kitty Restaurante do Brasil agora entrega em casa

Café gelado Rainbow, o primeiro que comprei no Japão

Viciados em café que somos (pelo menos quatro das seis pessoas que estavam com a gente), a experiência foi se repetindo ao longo dos mais de 20 dias que passamos no Japão. Sempre que pegávamos os cafés de máquinas, era café gelado (com exceção de um ou outro lugar).

Posso dizer que me acostumei com isso? Não. Na maior parte das vezes eu ia nas konbinis (lojas de conveniência) e comprava quente, mesmo com o calor de 40 graus (fomos em Agosto e o negócio é tenso). E claro que eles também não caiam tão bem quanto eu gostaria.

LEIA TAMBÉM: Vale a pena comprar o Japan Rail Pass?

Mas, vou te contar que nos passeios perrengues – muito sol na cara, andadas imensas, etc, e depois a gente fala mais sobre isso -, o café gelado até que caia muito bem.

Mas, claro, sempre ficava aquela saudade do nosso espresso quentinho ou do café coado. E você, gosta do seu café como?

Café gelado Wonda, outra marca, comum em konbinis e máquinas
Café gelado Wonda, outra marca, comum em konbinis e máquinas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *