Tampas de bueiros são arte no Japão
Os turistas mais atentos que chegam ao Japão reparam que, por lá, até as tampas de bueiros nas ruas viram arte. Os objetos ganham formas e cores, exibindo decorações de símbolos da cidade, paisagens e, inclusive, personagens de animes como Pokémon.
A tradição começou em Tóquio na década de 1950 porque, segundo o site da revista Trip, os japoneses andavam muito de cabeça baixa, abalados com a derrota na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Mas a prática se popularizou mesmo nos anos 1980.
O Ministério da Construção Civil, conta o site Hypeness, permitiu em 1985 que as cidades pintassem tampas de bueiros para sensibilizar a população sobre a importância de projetos de esgotos, justificando os gastos públicos. Os municípios, então, começaram a competir entre si em concursos para eleger as mais bonitas tampas de bueiro.
No ano passado, elas até começaram a ficar high tech. A cidade de Tokorozawa instalou 23 tampas de bueiro com luzes de LED decoradas com personagens de animes e mangás da produtora Kadokawa, como mostra o site do serviço de streaming Crunchyroll. As peças foram colocadas ao longo de 1 km entre a estação Higashi-Tokorozawa e o complexo Tokorozawa Sakura Town, que abriga diversos estabelecimentos focados em animação japonesa. As luzes iluminam o caminho durante a noite.
De acordo com a Embaixada do Japão no Brasil, estima-se que existam no país cerca de 6 mil designs diferentes, espalhados por diversas cidades.
Confira a seguir oito artes em tampas de bueiro do Japão que o Café & Mochi registrou nas ruas de Tóquio, Hiroshima e Himeji.