Curiosidades sobre a primavera no Japão
Diferente do Brasil, a primavera no Japão vai de março a maio. Reunimos algumas atividades interessantes para fazer na melhor época para visitar a terra do sol nascente.
A primavera é uma estação cheia de emoções no Japão. Depois de um inverno rigoroso, como é comum no país, as flores começam a desabrochar e as famosas flores de cerejeira (entre outras), que em japonês são conhecidas como sakura (桜), se tornam a grande atração da temporada. Além da natureza, a estação também conta com diversos lançamentos de produtos relacionados, seja através do sabor de sakura (como bebidas e doces) ou em embalagens especiais e limitadas (como em cervejas). Também em abril, no Japão, tanto o ano escolar quanto o fiscal começam. Isso faz da primavera uma estação cheia de novos encontros, mudanças, atividades e animação.
Bem diferente do clima do Brasil, durante a primeira metade da primavera os dias são geralmente frios, enquanto a segunda metade tem muitos dias de sol com tempo limpo e temperaturas um pouco mais amenas.
Sakura e as festas hanami
As flores de cerejeira florescem em parques, ao longo das estradas, nas montanhas ou perto das margens dos rios. As árvores sakura, presentes em diversos lugares, desabrocham aos montes, criando um mar de rosa claro – um visual que só se vê no Japão. A flor da ameixa também é muito apreciada, sendo ela bem mais branquinha. Elas costumam florescer bem no início da primavera.
A época em que a sakura floresce depende do clima de cada ano, mas geralmente por volta de março as cerejeiras começam a desabrochar lentamente nas regiões do sul do Japão, avançando para as áreas do norte, com Hokkaido “recebendo” as flores de cerejeira por último, em maio. E como o tempo de floração não é muito longo (em geral dura de uma a duas semanas), para ver o fenômeno é necessário planejar a viagem bem e acertar as datas.
Diversos parques e regiões em Tokyo, como parque Yoyogi em Shibuya ou o parque Ueno em Ueno, oferecem espaços para curtir um hanami inesquecível. Para ver sakuras e fugir dos pontos principais, recomendamos o Jardim Botânico Koishikawa (小石川植物園, Koishikawa Shokubutsuen).
As flores de cerejeira são lindas quando estão em plena floração, mas também são muito bonitas quando as pétalas começam a cair, formando uma “neve rosada” no chão! Os japoneses costumam se reunir em parques e fazer piqueniques para apreciar as flores e esses encontros em torno da primavera são chamados de hanami (花見). Como a admiração por essas flores é enorme, existe também uma atividade conhecida como yozakura (夜桜), que é a apreciação noturna da sakura. Para expandir seu vocabulário de palavras japonesas relacionadas à primavera, veja este artigo.
Comes e bebes
Todo mundo quer lucrar com essa época do ano, então diversos produtos aparecem com a temática da primavera. Alguns são bem simples, como marcas de cerveja que trocam somente a embalagem e adicionam pétalas, sem alterar o sabor do produto em si. Já outros levam o assunto além, como as cafeterias, que incluem no cardápio bebidas com sabor de sakura (que é parecido com morango/cereja). Outros alimentos e bebidas ganham a cor rosa, só para celebrar a temporada.
Falando em morango, esse é um dos alimentos favoritos da estação. Devido às modificações genéticas e outras técnicas de cultivo, há uma grande variedade de diferentes tipos de morango; doces, grandes e até brancos. Assim que a primavera se inicia, os corredores de frutas dos supermercados ficam bem vermelhos, com produtos de morango por tudo quanto é lado. Além disso, um dos passatempos favoritos das famílias japonesas é colher morangos. Sendo assim, vários produtores abrem as portas de seus morangueiros para os interessados. Se a fruta for a sua praia, há muitos lugares que oferecem o serviço também para os turistas.
Entre todos os doces de flor de cerejeira, o sakura mochi é talvez o mais famoso de todos. Trata-se de um bolinho de arroz rosa, envolto em folhas salgadas da cerejeira, recheado com uma pasta de feijão vermelho doce, conhecido como anko (餡こ).
Essas são as principais dicas para curtir a primavera no Japão. Aproveite a viagem ao máximo vendo as flores de cerejeira e participando dos festivais e eventos da primavera, que acontecem aos montes! Qual tipo de produto você gostaria de experimentar? Deixe um comentário, e se tiver outras sugestões ou dúvidas, é só escrever pra gente!