Sailor Moon Store, a loja oficial de Sailor Moon no Japão
Sailor Moon (美少女戦士セーラームーン) passou um pouco despercebido no Brasil em relação a outros fenômenos japoneses como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco e Naruto. O anime sobre garotas guerreiras que enfrentam as forças do mal teve conturbadas passagens pela TV Manchete e Record, sem ter suas exibições completadas em nenhuma das emissoras de TV aberta. Quem veio a dar um pouco de respeito para o programa foi o Cartoon Network, que, mesmo assim, nunca exibiu a primeira temporada – cujos direitos ainda ficaram com a Manchete por um tempo, mesmo após a falência. Histórias burocráticas à parte, eu sou um grande fã da franquia e qual foi a minha felicidade ao descobrir que a primeira loja permanente das Sailors abriu em Harajuku, bairro fashion de Tóquio em setembro de 2017?
A Sailor Moon Store é uma lojinha de galeria (dessas totalmente abertas, sem vitrines) dentro do shopping Laforet Harajuku, especializado em roupas e acessórios fashion. Este é o primeiro estabelecimento comercial permanente das Sailors desde a sua criação por Naoko Takeuchi, em 1992. Até então, Sailor Moon só tinha ganhado cafés e lojas temporárias, que abriam por uma determinada temporada – normalmente para promover alguma série ou filme – e depois fechavam. A inauguração fez parte da celebração de 25 anos do mangá.
Um pouquinho de tudo
A loja tem três anexos dentro da galeria Laforet, todos pequenos, mas com uma variedade enorme de produtos. No primeiro deles, decorado em rosa, é possível encontrar itens oficiais de papelaria (adesivos, cadernos, canetas), louças (canecas, pratos, panos e porta-copos), DVDs e CDs (foto), mangás, pelúcias e chaveiros. Embora não seja o forte do estabelecimento, os fãs podem encontrar algumas bonecas de edições limitadas, como algumas figuarts (figurinhas articuladas com partes desmontáveis) mais raras da Bandai ou as disputadas Groove Pullip Dolls (fotos abaixo), que chegam a custar entre R$ 1.500 e R$ 3.000 no local.
O segundo anexo (um puxadinho adquirido após o sucesso do primeiro) fica bem em frente e é especializado em roupas, joias e bolsas. Aqui é possível encontrar réplicas do Cristal de Prata (item batido da série), cosplays, camisetas, jaquetas e vestidos inspirados nos figurinos das guerreiras. Há também pijamas, pantufas, tiaras, colares e anéis. É de pirar.
O terceiro e mais “pobrinho” dos anexos fica literalmente nos corredores da galeria e reúne gashapons, as maquininhas de brindes, enfileiradas. Com 200 yen (+/- 10 reais) você pode adquirir alguns chaveirinhos baixo custo da série ou as armas que fizeram sucesso nas cinco temporadas do anime dos anos 1990, além de itens do remake Crystal, de 2014. O ruim dos baratinhos é que não dá pra escolher e tem que tentar a sorte para encontrar aquele Cetro Lunar que você queria desde que assistia Sailor Moon na TV Manchete.
Não é pra colecionadores
Embora fascinante, a Sailor Moon Store só disponibiliza itens novos da série, ou seja, aqueles que foram lançados neste ou no último ano (parte dos principais produtos você encontra neste site). Se você é daqueles, como eu, que gosta de colecionar coisas mais antigas, como as bonecas estilo Barbie, pôsteres da época, ou itens datados, talvez a melhor escolha seja procurá-los nas lojas de brinquedos antigos de Akihabara, como a Mandarake. Apesar disso, para um fã da série, ou mesmo para quem só acompanhou de perto a exibição de Sailor Moon nos anos 1990 ou início dos 2000, vale uma visita por puro sentimento nostálgico.