10 pontos turísticos para visitar em Shibuya
Shibuya (渋谷) é o bairro mais famoso do Japão. Localizado em Tóquio, diversos ícones famosos do país estão nesta área, como o maior cruzamento do mundo e a estátua do cão Hachiko.
Com tanta gente concentrada em apenas um lugar, Shibuya não se limita a visual e é repleto de restaurantes, izakayas, lojas, shopping centers, parques, cinemas e karaokês (claro!). Tem de tudo para todos os gostos.
Se você é marinheiro de primeira viagem na cidade, dedique um dia inteiro (ou até mais) para conhecer o bairro e não deixe de visitar os pontos turísticos abaixo.
1) Shibuya Scramble
Shibuya possui um dos mais famosos cruzamentos do mundo, o Shibuya Scramble, que atrai turistas do mundo inteiro. Por lá, é bem comum ver gente parando no meio das faixas para tirar fotos, gravar vídeos ou apenas andando devagar para sentir como é fazer parte de um caos organizado. Diariamente, milhares de pedestres japoneses cruzam todos os dias as cinco faixas do local, formando uma imagem bem interessante de se ver, especialmente de cima (dica: para fotografar ou filmar seus companheiros de viagem atravessando, o melhor ponto é dentro do corredor de vidro panorâmico da estação Shibuya, logo em frente).
Esse local também é famoso por abrigar as famosas festas de Dia das Bruxas e de Ano Novo, quando as ruas são fechadas e milhares de pessoas tomam conta da área.
2) Estátua do Hachiko
Hachikō (ハチ公) é o cachorro mais famoso do Japão. Ele é homenageado com duas estátuas em Tokyo (a outra fica no campus Yayoi, da Universidade de Tokyo, localizado em Bunkyo-ku), filmes, bichinhos de pelúcia, adesivos, uma linha de ônibus, etc. A lista é infinita! A estátua de Shibuya (que é uma réplica da original, derretida durante a Segunda Guerra Mundial) é um ponto de encontro e está sempre lotada de gente em volta. Boa sorte se você for tentar tirar uma foto com o memorial sozinho.
Para quem não conhece a história, Hachiko, da raça Akita, era o animal de estimação do professor Hidesaburo Ueno, que lecionava na Universidade de Tóquio. Todos os dias, o cãozinho saía de casa sozinho e ia até a estação de Shibuya para esperar o seu dono retornar. Essa tradição foi interrompida quando Hidesaburo teve um derrame e faleceu enquanto trabalhava na universidade. Após a morte do seu dono, em 1925, Hachiko continuou indo à estação de trem todos os dias na esperança de encontrá-lo, o que comoveu os trabalhadores e pedestres locais. A rotina durou até sua morte, em março de 1935.
3) MAGNET by SHIBUYA109
Magnet é um pequeno shopping center vertical localizado em frente ao cruzamento. Ele foi recentemente reformado e conta com diversas lojas de roupas de estilistas independentes com preços acessíveis e outras marcas mais famosas. O 7º andar conta com diversos restaurantes e uma praça de alimentação (às vezes, é possível curtir um som com DJs tocando aqui!).
Uma dica: o Shibuya Parlor, além de oferecer sobremesas e bebidas deliciosas, conta com uma vista legal do cruzamento. Tente pegar um dos balcões ou mesas de frente para a janelas. Mas lembre-se: para curtir o visual, é preciso consumir alguma coisa na loja, nem que seja um cafézinho.
Na cobertura do Magnet, existe um observatório que foi inaugurado em 2018. Lá de cima você consegue ter uma vista legal do cruzamento e da área ao redor dele. O mais legal mesmo é fazer uma selfie de lá, se tiver oportunidade (olha aí eu na direita da imagem que abre a matéria). Usando um aplicativo, você pode acionar a câmera oficial do observatório e tirar algumas fotos com seus companheiros de viagem. A cobertura também hospeda vários eventos temporários.
Para mais informações, como lista de lojas, horário de funcionamento, eventos etc, visite o site deles aqui (em inglês).
4) Livraria Tsutaya
A Tsutaya é uma rede japonesa de livrarias e aluguel de vídeos – acredite, no Japão isso ainda existe. A unidade em Shibuya conta com diversos andares que vendem revistas, livros, CDs, DVDs, jogos, mangás… O acervo é vasto e faz qualquer colecionador pirar. A livraria também abriga um Starbucks com vista para o cruzamento. Arrisco a dizer que esses são os assentos mais requisitados em qualquer café de Tóquio. Conseguir um lugar vazio não é fácil e exige doses de paciência – e algumas horas de disponibilidade.
5) Shibuya Scramble Square – 渋谷スクランブルスクエア
Shibuya está passando por diversas transformações, muitas delas impulsionadas pelas Olimpíadas, adiadas para 2021 por conta da pandemia do coronavírus. Uma delas é um dos mais novos prédios da área, conhecido como Shibuya Scramble Square, inaugurado em novembro de 2019.
O prédio tem 213 lojas e restaurantes e conta com uma grande variedade de marcas locais e internacionais. Dá pra passar o dia fazendo compras e comendo sem sair dele! Após olhar tantas lojas, se você quiser descansar, carregar o celular ou fazer algum trabalho, a livraria Tsutaya, dentro do edifício, tem um lounge, onde você pode pagar por um intervalo de tempo de 15 a 90 minutos para descansar, usar Wi-Fi e ter acesso a lanches e bebidas ilimitados.
Com uma altura de 230 metros, esta é a estrutura mais alta do distrito de Shibuya. Por conta disso, no topo dela não poderia faltar uma plataforma de observação, o Shibuya Sky. Lá de cima, você terá vistas incríveis do bairro e de Tóquio inteira!
Para mais informações, visite o site do edifício aqui (em inglês).
6) Shibuya Stream – 渋谷ストリーム
Do lado do Shibuya Scramble Square, temos outro arranha-céu, o Shibuya Stream, inaugurado em 2018. O prédio ganhou esse nome porque a área que ele restaurou percorre um córrego, agora cheio de lojas e restaurantes. Do térreo ao 3º andar, existem por volta de 30 restaurantes e cafés! O prédio também hospeda escritórios, espaço para eventos, uma quadra esportiva, um casa de eventos, a sede do Google no Japão, bem como o hotel de luxo Excel Tokyu Shibuya Stream, com diárias começando em R$ 900.
7) Shibuya Parco – 渋谷PARCO
Parco é uma rede de shopping centers no Japão, com lojas de norte ao sul do país. Em novembro de 2019, depois de três anos, a unidade de Shibuya foi reinaugurada e promete alegrar os gamers e nerds de plantão (como eu).
O que chama a atenção desta unidade é que agora ela possui a primeira loja oficial da Nintendo no Japão. Sim, é isso mesmo. Por incrível que pareça, a Nintendo não tinha uma loja sequer no seu país de origem (a única loja exclusiva ficava em Nova York até então). Para a alegria dos fãs da Nintendo, esse problema já não existe mais.
Outra marca de peso presente no Shibuya Parco é Pokémon. Tóquio já conta com algumas lojas oficiais da famosa franquia de monstrinhos de bolso, e agora Shibuya também tem a sua própria Pokémon Store. Um dos destaques dessa unidade é a presença de um Mewtwo em tamanho real!
O sexto andar também conta com a presença de diversas outras lojas relacionadas com jogos, animes e mangá. Além dessas duas mencionadas, também encontramos a Capcom Store, onde você pode encontrar mercadorias especiais e oficiais dos jogos mais populares da empresa, como Street Fighter e Resident Evil, e a Jump Shop, que vende mercadorias oficiais da famosa revista semanal de mangás Shonen Jump, responsável por publicar hits no Brasil como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, One Piece e Boku no Hero Academia, entre outros.
O shopping também conta com diversos restaurantes, lojas de roupas, galerias de arte e mais! Para mais informações, visite o site deles aqui (em inglês).
8) Tower Records
Além da Tsutaya, outra grande loja que atrai colecionadores de música em Shibuya é a Tower Records. O prédio conta com nove andares (mais um subsolo que abriga concertos) e é uma das maiores lojas de música do mundo que ainda resistem ao domínio do streaming. Apesar do forte declínio de vendas de CDs e DVDs pelo mundo, os japoneses continuam comprando esse tipo de mídia, o que torna viável lojas como essa ainda existirem no Japão.
O prédio também possui um café, que já chegou a servir de espaço para restaurantes temáticos, como do anime e mangá Sakura Card Captors, em 2018.
9) Parque Yoyogi – 代々木公園
Cansou da agitação de Tokyo e quer relaxar um pouco? Ao norte de Shibuya temos o parque Yoyogi. É um dos maiores parques da cidade, com diversas fontes, lagos, áreas para relaxar, fazer piquenique, admirar as sakuras (flores de cerejeira) na primavera, etc. O parque também abriga o NHK Hall (sala de concertos), diversas áreas para praticar esportes e uma área para eventos. É lá que acontecem alguns eventos multiculturais, incluindo um festival brasileiro anual e a Tokyo Rainbow Pride (a versão de Tóquio da parada do orgulho LGBTQIA+).
10) Santuário Meiji – 明治神宮
Ao norte do parque Yoyogi encontramos o santuário Meiji. Este templo xintoísta é dedicado aos espíritos deificados do Imperador Meiji e sua esposa, a Imperatriz Shōken. O templo é um oásis no meio da maior metrópole do mundo. Com tantas árvores ao redor, parece que você está numa floresta no interior do país. Como a maioria dos templos e santuários, a entrada é gratuita.
O que você achou desses lugares? Qual é o seu preferido? Deixe um comentário!